Racionalização (psicologia) - significado y definición. Qué es Racionalização (psicologia)
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es Racionalização (psicologia) - definición


Racionalização (psicologia)         
Racionalização em psicologia e lógica, é um mecanismo de defesa no qual comportamentos ou sentimentos controversos são justificados e explicados de uma maneira aparentemente racional ou lógica para evitar a verdadeira explicação e então conscientemente sendo considerado tolerável — ou mesmo admirável e superior — por meios plausíveis. É também uma falácia informal de raciocínio.
Psicologia evolucionista         
RAMO DA PSICOLOGIA
Psicologia evolutiva; Psicologia evolucionária; Psicologia Evolutiva; Psicologia Evolucionária; Psicologia Evolucionista
A Psicologia Evolucionista é uma abordagem teórica nas Ciências sociais e Ciências naturais que examina a estrutura psicológica a partir de uma perspectiva evolutiva moderna. Ele procura identificar quais traços psicológicos humanos são adaptações evoluídas - ou seja, os produtos funcionais da Seleção natural ou Seleção sexual na Evolução humana.
Psicologia analítica         
RAMO DA PSICOLOGIA INICIADO POR CARL JUNG
Psicologia Analítica; Psicologia Junguiana; Psicologia junguiana; Psicologia dos Complexos; Psicologia dos complexos; Psicologia e a reflexão Junguiana
direita|miniaturadaimagem|395x395px|[[Carl Gustav Jung|Carl Jung]]

Wikipedia

Racionalização (psicologia)

Racionalização em psicologia e lógica, é um mecanismo de defesa no qual comportamentos ou sentimentos controversos são justificados e explicados de uma maneira aparentemente racional ou lógica para evitar a verdadeira explicação e então conscientemente sendo considerado tolerável — ou mesmo admirável e superior — por meios plausíveis.É também uma falácia informal de raciocínio.

A racionalização acontece em duas etapas:

  1. Uma decisão, ação, julgamento é feito por uma razão dada, ou nenhuma razão (conhecida).
  2. Uma racionalização é realizada, construindo uma razão aparentemente boa ou lógica, como uma tentativa de justificar o ato após o fato (para si ou para os outros).

A racionalização encoraja comportamentos, motivos ou sentimentos irracionais ou inaceitáveis e freqüentemente, envolve a hipótese ad hoc. Este processo varia de totalmente consciente (por exemplo, para apresentar uma defesa externa contra o ridículo de outros) para principalmente inconsciente (por exemplo, para criar um bloqueio contra sentimentos internos de culpa ou vergonha). As pessoas racionalizam por várias razões - às vezes quando pensamos que nos conhecemos melhor do que nós. A racionalização pode diferenciar a explicação determinista original do comportamento ou sentimento em questão.